Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 4:58 am

Sua primeira categoria


  • Sua primeira categoria

    Tópicos
    Mensagens
    Última mensagem
  • Seu primeiro fórum


    PROCESSO HISTÓRICO E EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE
     

    A Contabilidade surgiu por volta de 2000 anos a.C. entre os chineses, como forma de registrar as transações comerciais. Portanto o seu desenvolvimento se deu a partir das necessidades do comércio.

    Inicialmente os registros contábeis eram tão rudimentares que nem poderiam ser considerados registros, pois se baseava mais na força da palavra.

    Esse cenário começou a mudar com o surgimento dos sistemas numerais e das formas de escrita, porém resumindo-se simplesmente a inventariar mercadorias, identificar o seu proprietário e definir o seu valor de troca.

    A Contabilidade evoluiu de mãos dadas com as exigências do comércio, pois à medida que o intercâmbio se tornava mais complexo, exigia formas de registro mais sofisticadas.

    Foi em meados do séc. XIV que se afirmou o conceito das partidas dobradas, pelo qual o registro contábil se comporia de dois lançamentos, diferente dos métodos até então utilizados, que envolvia apenas um lançamento.

    Da época de Paccioli para cá, a Contabilidade tem evoluído muito, tanto no que se refere aos instrumentos e ás técnicas para efetuar os registros quanto no que se refere à uniformização das regras, dos conceitos e dos procedimentos que orientam os registros. Portanto reforçando o seu importante papel, que se resume em estudar e controlar o Patrimônio, representando-o de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

    Dentro desse contexto, estuda-se a Teoria da Contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

    Sem o embasamento teórico, a Contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

     Com o objetivo de direcionar o estudo da Contabilidade em um sentido claro, foram desenvolvidas algumas escolas do pensamento contábil.

    Umas tentaram dar contornos à Contabilidade com base nos fundamentos jurídicos e outras se dirigiram para uma abordagem mais econômica.

    As escolas do pensamento contábil que tiveram expressão e que influenciaram os modelos de Contabilidade aplicados são: a Escola Contista, a Escola Personalista, a Escola Controlista, a Escola Aziendalista, a Escola Patrimonialista, a Escola Lombarda e a Escola Americana. Sendo que as mais aceitas hoje são: a Personalista, a Controlista e a Patrimonialista.

    A Escola Personalista surge sob a orientação técnica de que as contas deveriam ser abertas para as pessoas em sua materialização física e jurídica, entendendo-se que o dever e o haver representariam os débitos e os créditos para essas mesmas pessoas.

    A Controlista fundamenta-se em uma visão econômica de estudo da Contabilidade, voltada para a análise da riqueza das entidades.

    E a Patrimonialista coloca o Patrimônio como objeto de estudo da Contabilidade, observando-o como um conjunto de riquezas que, em constante circulação nas aziendas é administrado para o seu crescimento econômico.

     

    ORIENTAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

    ·         Estudando a Teoria da Contabilidade

     José Francisco Ribeiro Filho, Jorge Lopes, Marcleide Pederneiras

     

    ·         Bases da Contabilidade

    David F. Hastings

     

    ·         Contabilidade Básica Fácil

    Osni Moura Ribeiro

     

    ·         www.portaldecontabilidade.com.br


    1 Tópicos
    1 Mensagens
    Dom Out 10, 2010 4:17 pm
    GruponeonContábil Seu primeiro tópico

  • Novas mensagensNovas mensagens
  • Não há novas mensagensNão há novas mensagens
  • Fórum bloqueadoFórum bloqueado